Inteligência Emocional
Inteligência Emocional é um conceito que surgiu em 1996 na sequência do trabalho de dois investigadores na área da psicologia: Peter Salovey and John Mayer.
De uma forma simples, Inteligência Emocional é a habilidade para:
➡️ Reconhecer
➡️ Compreender
➡️ Gerir EMOÇÕES
Esta gestão exige consciência, responsabilização e prática - sim, as emoções surgem de forma automática, sem tempo para reflexão, análise ou monitorização. Não somos máquinas. Mas somos seres com um potencial de evolução impressionante e muito capazes de reconhecer sinais que nos ajudam a identificar as emoções numa fase inicial. É nesta fase que estamos mais capacitados a tomar decisões mais sensatas e agir em nosso benefício.
Significa que, quando consegues identificar e compreender a emoção que estás a sentir, podes mais facilmente tomar decisões que te beneficiam, ao invés de decisões precipitadas/ impulsivas que te podem prejudicar.
Não tem a ver com rotular as emoções de boas ou más - todas são muito válidas e todas existem para nos guiar em consciência. Por isso, o que mais importa é a ação que tomas perante as emoções, sabendo que elas têm o significado que tu lhes dás.